domingo, 23 de novembro de 2008

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossos bosques têm mais vida,Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite.Mais prazer encontro eu lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Minha terra tem primores,Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra,Sem que eu volte para lá;Sem que desfrute os primores. Que não encontro por cá;Sem qu'inda aviste as palmeiras,Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)

Faço minhas as palavras do poeta: "Não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá"!

Paz e Bem!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE A MORTE

"Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: "Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?". Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: "Não chore, que eu vou te abraçar..." Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade"(Rubem Alves)
" Tanatologia tem como finalidade trabalhar o medo da morte, ao mesmo tempo preparando melhor as pessoas para a vida. Afinal, vida e morte são faces de uma mesma moeda e, inevitavelmente, quando você trabalha com uma, trabalha com a outra. Da mesma maneira, quem teme a morte também tem medo da vida. Somente na reflexão da própria morte encontraremos um sentido para a existência e aprenderemos como contribuir para enriquece-la, no trabalho, nos relacionamentos, nos nossos objetivos e ideais".

A morte não é o fim, quando se crê na vida eterna.
"Deus promete vida eterna àqueles que crêem no Seu Filho. João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Portanto, não se deve ter medo da morte, ela é inevitável, cedo ou tarde partiremos, seguiremos viagem...não sabemos nem o dia e nem a hora, é preciso estar com a mala pronta, cuidado com o que será colocado dentro dela, leve somente o necessário.

São Francisco de Assis, dizia que a irmã morte é linda! pois ela nos leva para a casa do Pai.

Hoje é um dia dedicado a todos que já viajaram para a eternidade, e também aos nossos entes queridos que partiram deixando saudades e a certeza que um dia ressuscitaremos em Jesus Cristo.
Paz e Bem!